quarta-feira, 13 de abril de 2011

Diálogo





O diálogo é essencial. Com o diálogo nós aprendemos, ensinamos e reconstruímos. Se chocar é fácil. Ficar impressionado também. A tentativa de encarar o choque ou a superar impressão é que não é tão fácil, mas é preciso. Se não há o diálogo, somos como o cachorro do "andar de baixo" da foto acima; solitários, estéreis, dormentes: mortos. Soube recentemente (hoje) que algumas pessoas ficaram chocadas com o post "Felicidade". Essas pessoas acharam que eu as estava eliminando da minha vida ou coisa que o valha. Eliminei a igreja que frequentava da minha vida, não as pessoas. Acho que o mais negativo que aprendi com a igreja é que o "mundo" pode me infulenciar e não devo "sair" muito com ele ou ser "amigo" das pessoas que pertencem a ele. O que mais aprendi quando me afastei do que, para mim, é o cárcere, é que o diálogo é essencial. Compreender, ouvir, se colocar no lugar do outro. Pra mim a base do cristianismo, "ama ao próximo como a sí mesmo" é o que é de menos posto em prática. Fácil amar quem segue a mesma cartilha que a sua e essa crítica vai para toda a sociedade, mesmo que o meu foco aqui seja a religião cristã. Graças a Deus, e eu acredito nele, volto a dizer, existem pessoas que mesmo com fortes dogmas, tentam e, alguns, conseguem dialogar com o outro.

Hoje assisti um filme que trata das missões dos jesuítas, na aula de Antropologia. Foi percebido em sala, que as falas dos índios não eram traduzidas pelo diretor. Os selvagens não tinham voz, logo, não tinham valores, cultura e como diz um dos personagens etnocentricos* do filme, "lá só tem mato e insetos, mas nós vamos pregar o cristianismo para eles". Alô! os "mundanos" têm alma, tem voz, tem valores, tem construções e tem Deus neles, afinal, são também criaturas Dele. Aos que se chocam e não procuraram compreender, ainda há tempo de buscar o outro. Aos que se impressionam e procuram compreender...bem: a esses vai a minha admiração.

*um grupo ou povo que compreende o outro somente pela sua perspectiva. Segunda e enciclopédia livre (wikipedia): "Etnocentrismo é um conceito antropológico, primero o qual a visão ou avaliação que um indivíduo ou grupo de pessoas faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referências e padrões adotados pelo grupo social ao qual o próprio indivíduo ou grupo fazem parte."

Um comentário: